quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Caracterização da escola

A Escola Municipal João Francisco Félix está localizada na Rua Pedro Ciriaco dos Santos, s/n, Distrito Poço de Fora, situado a 84 km distante da sede do Município Curaçá-BA. Tendo como aspecto legal o ato de criação Portaria nº 10802 de 29/12/1999.
Após a sua municipalização, portanto, passou a atender as séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e EJA (1ª a 4ª e 5ª a 8ª série), ficando distribuído da seguinte forma: turno matutino 5ª série 28 alunos; 6ª série 16; 7ª série 14 e 8ª série 14 alunos, totalizando 72 alunos nesse turno. N o noturno EJA 5ª e 6ª séries 14 alunos; EJA 7ª e 8ª séries 16 e EJA 1ª a 4ª série 14 alunos, totalizando assim, 44 educandos. Total geral da demanda atendida pela escola é de 116 alunos.
Essa clientela atendida concentra-se próximo à escola, uma vez que os educandos que não são da sede do distrito, vem de fazendas circunvizinhas próximas da instituição, transportados por carros escolares.
Entretanto, antes de ser municipalizada em 1999, essa escola era denominado Colégio Estadual João Francisco Félix, fundada em fevereiro de 1986 e recebeu este nome em homenagem ao coronel João Francisco Félix, pecuarista, comerciante, político e funcionário do campo de pouso da empresa Baby Pignatari, atual Mineração Caraíba, sendo encarregado também da empresa na década de 66 e 68.
Vale ressaltar que, João Francisco Félix ingressou na carreira política em 1950, ocupando por três mandatos consecutivos o cargo de vereador na Câmara Municipal de Curaçá – BA. Durante seus mandatos, realizou várias obras no Distrito, dentre as mais relevantes a construção da Escola Getúlio Vargas na década de 60, do açude público em Poço de Fora e um dos fundadores da igreja católica, única até hoje na comunidade. Além de outros serviços prestados à comunidade com a influência de seus amigos deputados em Salvador e Brasília, pois o mesmo era muito influente naquela época.

Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar

Unidade escolar Escola Municipal João Francisco Félix
Endereço Rua Pedro Ciriaco dos Santos, s/n
Telefones (74) 3531 5035 / 3531 5044
 Cadastro no MEC/Inep 290 232 89
Autorização de funcionamento Portaria 10802 de 29/12/1999
Classificação IDEB-3,5
Modalidades de ensino 5ª a 8ª série
Quantitativo de alunos 116

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A Unidade de Ensino em questão está constituída por uma equipe gestora com Diretora, Secretária e Coordenadora Pedagógica, corpo docente com 09 (nove) educadores, 02 (dois) vigias, 01 (uma) merendeira e 02 (duas) auxiliares de serviços gerais (ASG).
Sendo que, apenas duas professoras estão como substitutas e a Secretária contratada, os demais funcionários são concursados. Inclusive a Diretora é professora do quadro concursada 40 horas há 08 (oito) anos pelo Município.
Esta Escola trabalha com a Pedagogia de Projetos Didáticos, tem um conselho de classe e o colegiado que direciona todos os assuntos voltados ao andamento do Estabelecimento, desde os administrativos aos de ensino e aprendizagem. Porém, o Projeto Político Pedagógico estava obsoleto, este ano está sendo revisado. Não dispomos também de Associação de Pais e Mestres nem de Grêmio Estudantil. O que nos leva a entender que existe a necessidade de melhorar a gestão avançando para aproximar-se da democratização do espaço educacional da localidade.

2.2 ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A Escola Municipal João Francisco Félix Possui quatro salas de aula, uma secretaria e cantina no mesmo espaço, dois banheiros e uma quadra esportiva. Toda a estrutura carece de uma reforma urgente, inclusive os reparos emergenciais estão sendo realizados agora no período do recesso junino e, também está se providenciando uma casa para alugar, por entender que este ano não haverá mais a ampliação solicitada e, a cantina por sua vez, necessita de um espaço mais amplo e adequado para os alunos se acomodarem melhor no horário da merenda.
Vale enfatizar, portanto, que a instituição não dispõe até o momento de um laboratório, nem de sala para os professores entre outros espaços essenciais para o funcionamento escolar num ambiente propício à aprendizagem

.2.3 PERFIL DOS ESTUDANTES


Alunos com faixa etária entre 11 a 46 anos de idade, oriundos de famílias de classe social de baixa renda, com maioria dos chefes aposentados rurais. Só uma pequena quantidade tem acompanhamento da família nas atividades escolares por conta da baixa escolaridade.
Todos com residência própria de pais ou parentes com os quais residem, tendo como religião predominante a católica, uma vez que, só temos uma estudante que pertence a uma família de crentes da Igreja Congregação Cristã no Brasil.
Com relação a esporte, com exceção de umas três educandas, os demais são apaixonados por futebol. Nas aulas de Educação Física, inclusive, só querem praticar atividades voltadas para essa modalidade esportiva.
No entanto, o desafio maior hoje é alfabetizar alunos não alfabetizados nas séries finais do Ensino Fundamental. O não domínio da Leitura e da Escrita convencional representa a dificuldade mais acentuada no ensino e na aprendizagem dessa instituição.

2.4 PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

O Distrito Poço de Fora está situado na região sequeira do Município Curaçá no Norte da Bahia, que apresenta um clima semi-árido, com longas estiagens de chuva. Todavia, os moradores possuem residências próprias, apenas algumas pessoas que vem de outras regiões para trabalhar é que residem em casas alugadas.
É, portanto, uma localidade que não dispõe de caixas bancários, parte da população é funcionário público, outra parte maior é aposentado rural e, os demais são produtores de ovinos e caprinos. Por ser uma vila pequena, só tem quatro centros comerciais que atendem a população. Porém, por serem insuficientes, algumas pessoas fazem suas compras mensais em outros Municípios como Uauá e Juazeiro.
Para se locomoverem os cidadãos poçoforenses utilizam ônibus da empresa São Luís que faz linha de Juazeiro à Uauá e, para os outros lugares, inclusive, para Curaçá, fazem linha alguns veículos particulares clandestinos de propriedade de moradores da própria comunidade.
Cabe ressaltar que, o Município mais distante deste Distrito é Curaçá, por incrível que pareça. Juazeiro, Uauá e Jaguarari são de acesso mais fácil do que a própria sede municipal.
Além destes desafios a comunidade ainda enfrenta problema com relação à saúde por não ter nenhum hospital local, apenas um posto de saúde que não disponibiliza de atendimento especializado e, portanto, mais um motivo que leva as pessoas a se deslocarem para outras localidades em busca de tratamento e acompanhamento de saúde. Nos casos urgentes e/ou emergentes o deslocamento é realizado através de um carro que não é uma ambulância. Uma vez que, não é padronizado nem dispõe de equipamentos de primeiros socorros.
Já com relação a segurança, por ser um lugar sossegado ainda, consideramos a assistência existente suficiente, um posto improvisado com uma viatura e a patrulha com três policiais fazendo rodízio semanalmente.
Diante da situação apresentada, entendemos que o segmento mais atendido corresponde ao da educação. Pois, a comunidade oferece desde o Pré-escolar até o Ensino Médio em Escolas Públicas Municipais e Estaduais, com educadores qualificados com a graduação específica para cada modalidade de ensino.

2.5 CONSELHO ESCOLAR

A instituição em questão possui um Conselho de Classe e o Colegiado Escolar, compostos por representantes de alunos, pais, professores e comunidade local, sendo escolhidos pelo processo de eleição aberta a cada dois anos.
Contudo, não há uma participação satisfatória dos membros nas reuniões bimestrais ordinárias. O que leva a comunidade escolar entender que a atuação dos Conselhos existentes representa inatividade por pecar nas tomadas de decisões que deveriam ser partilhadas por todos os conselheiros, quando na realidade quem está sempre presente é a equipe docente e administrativa da escola.
Nessa perspectiva, entendemos que a formação existe de fato. Todavia, a atuação ativa deixa a desejar. E, isso torna frágil a gestão numa visão democrática e, portanto, compromete a efetivação dessa prática no Estabelecimento em discussão.
Este é o ponto que mais angustia o corpo docente da escola. Está sempre atendendo o aspecto administrativo e burocrático, sem visualizar a prática, as ações traçadas por sua vez, ficam só no papel.

2.6 PPP

A partir dos entraves apresentados na formação dos conselhos e de outras fragilidades visualizadas no fazer pedagógico da Escola Municipal João Francisco Félix, a comunidade interna começou a repensar algumas práticas e, então, surgiu a necessidade de desengavetar uns documentos meramente burocráticos. E, a reconstrução se deu a priori pelo Projeto Político Pedagógico (PPP).
Esse processo de reelaboração partiu do Plano Estratégico da Escola. Já conseguimos repensar e traçar a nova visão, missão, valores, metas e objetivos que pretendemos atingir no decorrer dos próximos dois anos.
No entanto, esta reconstrução vem acontecendo com a participação de toda a equipe escolar, representação da família e da comunidade em geral, visando à concretização do PPP por representar os anseios de toda a população local e por sentirem-se parte realmente do processo de ensino e aprendizagem da Unidade Escolar.
Pensando por esse prisma, entendemos que está sendo dado o primeiro passo rumo a construção da democratização do espaço educacional. E, a Especialização, o Projeto de Intervenção, vem fortalecer toda a discussão que já vinha acontecendo neste âmbito de ensino, contribuindo dessa forma, com a própria reelaboração do PPP e de outros documentos similares como o PDE, por exemplo.

2.6.1 Missão

Nossa escola tem como missão, assegurar ao educando e à sociedade local o direito a formação crítica e consciente do cidadão capaz de agir na transformação social que a população necessita para ter a liberdade de expressão, de escolha, o direito de ir e vir, de decidir e tomar iniciativas que favoreçam a participação ativa e efetiva de todos os atores e autores da sociedade contemporânea, moderna, democrática e justa.

2.6.2 Visão

Seremos uma instituição educacional reconhecida em nosso município pela qualidade do ensino, pela valorização do conhecimento prévio do aluno, respeito à heterogeneidade sócio-cultural e econômica, garantindo um espaço de formação e informação com responsabilidade social e, oportunizando a todos os colaboradores vez e voz nas tomadas de decisões.


2.6.3 Valores
A comunidade escolar tem como valores:

a) Valor 1 _ Respeito: respeitamos as potencialidades e limitações de cada segmento escolar por considerar a complexidade de cada ser plural e suas particularidades sem distinção de raça, cor, religião, sexo ou posição social;

b) Valor 2 _ Ética: agimos de forma justa, transparente, assegurando a cada colaborador igualdade de participação nas tomadas de decisões;

c) Valor 3 _ Solidariedade: valorizamos a construção coletiva por entender que o aprender se dá no contato com o outro, atendendo aos princípios éticos e democráticos;

d) Valor 4 _ Excelência: buscamos a qualidade do ensino-aprendizagem, visando a formação plena do cidadão consciente e atuante na sociedade;

e) Valor 5 _ Criatividade: oportunizamos a cada ator e autor do processo educacional a expressão artística e cultural, incentivando as habilidades e competências singulares que o indivíduo enquanto ser social possui e/ou é capaz de construir história.

2.6.4 Objetivos e metas

Os objetivos estabelecidos no PPP atual tiveram como base o PPP anterior, a Proposta Político Pedagógica do Município e o regimento unificado das escolas municipais.

3 comentários:

  1. Oi, gente!
    Tinha um projeto para ampliação de mais 4 salas e uma área coberta com o Governo Federal. A documentação foi encaminhada para Brasília. Vocês poderiam tentar ver se conseguem, pois era uma sinalização do MEC para Curaçá.
    Deixei a documentação com Liz. Vejam se havia algo errado e corram atrás. Boa sorte.
    Espedito

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  2. Ah! Que bom Espedito irei ver com ela.
    Sucesso!!!

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  3. Espedito este nome Namorelar é o nome do projeto de leitura que estamos trabalhando este ano.
    Abraços,
    Diana

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